sábado, 16 de janeiro de 2010

0 A multiforme graça de Deus

No decorrer desta semana eu tenho aprendido sobre a multiforme graça de Deus. Quando digo multiforme graça de Deus, eu digo no sentido de que nós temos uma forma de se apresentar a Deus, mas Ele tem várias formas de se apresentar a nós. Dependendo da situação em que nos encontramos Deus se apresentará a nós.

Deus é, para muitos, como um Pai amoroso, carinhoso, que conhece seu filho. Porém, se imaginassemos Deus como uma Mãe, realmente isso parece loucura, mas e se uma pessoa teve um pai que era abusivo, e à medida em que o tempo foi passando, ela veio desenvolvendo traumas e cicatrizes em sua alma. E quando alguém fala de Deus como Ele sendo amoroso, carinhoso e que conhece seus filhos e pedissimos que ela associasse-o a algo que lhe apresente essas características.Acredito que não seria ao seu pai que essa pessoa associaria Deus.

Por isso, Deus possui a sua multiforme graça, vejamos o exemplo de Elias:
1 ¶ E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
3 O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5 E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
6 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9 ¶ E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
10 E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
12 E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada
 (1 Reis 19:1-12)

Preste atenção, que na bíblia Deus tem várias formas de se apresentar, dependendo da situação, na qual o seu filho se encontrar. Esse exemplo é um dos meus favoritos.

No versículo 4 vemos a oração desesperada de Elias, por livramento:"...e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.". E no versículo 10 vemos Elias pedindo socorro de Senhor, urgentemente:" E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.".


Nos versiculos 11 e 12 nós vemos a forma como Deus se apresenta a Elias:
E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada

Nós vemos, então, como Deus não é um Deus que se porta agressivamente.Por quê Elias estava em completo desespero, pedindo a morte.Ao invés de Deus se colocar diante dele de uma forma majestosa, com raios e trovões, trombetas tocando ao fundo,e dar um belo sermão em Elias, Ele simplismente se apresenta de uma forma calma e serena, por que Elias já estava depressivoo, então, o que ele precisava não era de um Deus Juiz, mas sim de um Deus Pai.

Com isso dependendo da situação que se encontra o nosso coração, Deus tem uma forma diferente de se apresentar em cada situação de nossas vidas.

Abraços...Renan Campos 

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar:
-Não insulte ninguém
-Não use de palavrões
-Expresse a sua idéia de forma civilizada
-Se tiver alguma crítica, faça-a, porém saiba criticar e explique o porquê da crítica.

Para enviar sugestões de temas, dúvidas, entre outros, entre em contato pelo e-mail: renan_rcampos@hotmail.com

Obrigado pela visita. Volte Sempre! :)

 

Renan Campos Copyright © 2013